loader image

NEGRO MURO

MUROS

REVOLTA DOS MALÊS

MUROS

REVOLTA DOS MALÊS

De forma muito corajosa nos foi passada a incumbência de representar artisticamente - em um mural externo de um dos principais espaços de memória preta da cidade - um dos marcos da história africana no Brasil: a revolta dos malês.

Com o objetivo de criar um espaço aberto dedicado, também, à realização de aulas públicas, o MUHCAB recebeu uma intervenção do muralismo atrelado ao grafite de Juliana Fervo, Cazé (NegroMuro) e Kajaman que pretende narrar um dos episódios mais fundamentais da organização negra na resistência à escravidão, talvez a maior revolta de africanos escravizados do país.

Previous
Next

Em tempos de ódio declarado às expressões negras, à cultura, à educação, à memória do nosso povo, realizamos a pintura de um grande painel que sirva não somente para uma ação contemplativa mas também para nos lembrar pelo que já passamos, lembrar de nossos ancestrais, tecer os laços com nosso passado para engrandecer nosso futuro.

Para representar o líder muçulmano Pacífico Licutan, pintamos Antonio Pitanga que prontamente autorizou o uso de sua imagem.

fotos: instituto favelarte

idealização: Leandro Santa e Mariana Maia

pesquisa e produção: Pedro Rajão