loader image

NEGRO MURO

MUROS

LIL NAS X

MUROS

LIL NAS X

Lil Nas X (@lilnasx) ou Montero é um artista negro de 22 anos que pôs em pauta sua homossexualidade - além do fato de ser passivo - no mundo machista do rap.

Considerado por muitos como já o maior nome pop da sua geração, Lil Nas X é um dos 10 artistas mais ouvidos do mundo, premiadíssimo no último VMA e é o vigésimo segundo muro do projeto NegroMuro que traz o segundo nome internacional para a lista de personalidades homenageadas, depois de Fela Kuti (@felakutiofficial) e o segundo personagem LGBTQIA+ depois de Marielle Franco. (@marielle_franco)

Nosso muro traz referências do seu mais recente trabalho “Montero” (lançado na última sexta-feira), foi realizado em parceria com a Filtr (@filtrbrasil) e está localizado na Rua Presidente Vargas, n. 2941, pista lateral em direção à Cidade Nova.

Previous
Next
Reproduzir vídeo

PROCESSO

Minha mãe era baixa de estatura, magra, bonita, a cor era de um negro retinto sem lustro, tinha os dentes alvíssimos como a neve, era muito altiva, geniosa, insofrida é vingativa.

Dava-se ao comércio, era quitandeira, muito laboriosa e, mais de uma vez, na Bahia, foi presa como suspeita de envolver-se em planos de insurreições de escravos, que não tiveram efeito.

Era dotada de atividade. Em 1837, depois da Revolução do doutor Sabino, na Bahia, veio ela ao Rio de Janeiro, e nunca mais voltou. Procurei-a em 1847, em 1856, em 1861, na corte, sem que a pudesse encontrar.

Em 1862, soube, por uns pretos minas, que a conheciam e que me deram sinais certos que ela, acompanhada com malungos desordeiros, em uma “casa de dar fortuna”, em 1838, fora posta em prisão; e que tanto ela como os seus companheiros desapareceram. Era opinião dos meus informantes que esses “amotinados” fossem mandados para fora pelo governo, que, nesse tempo, tratava rigorosamente os africanos livres, tidos como provocadores.

Nada mais pude alcançar a respeito dela.”

No mural do NegroMuro, Luiz finalmente encontra sua mãe.🖤

Para a realização desta obra prima foi necessária a mobilização e articulação de Tiago de Mello Cunha e Alvaro Cursino em que o mural foi parte do Seminário do Iinstituto IBPEA onde diversos escritórios de advocacia, advogados e seguidores do NegroMuro financiaram coletivamente a execução.

Agradecemos demais a todos que nos apoiaram e em especial à dra. Ligia Ferreira pela gentileza e aprendizados sobre LG e suas visitas ao Rio🖤