loader image

NEGRO MURO

MUROS

MUSSUM

MUROS

MUSSUM

Falemos sobre o inesquecível e tão marcante ser humano, homem negro retinto da comunidade da Cachoeirinha, no Lins de Vasconcelos, Zona Norte do Rio, figura marcante na história do samba e da dramaturgia brasileira.

O processo de pintura de Mussum foi cercado de gentilezas e feliz coincidências, se é que estas existem.

O muro foi gentilmente cedido pelo também grafiteiro Toz: um mural que é a parte de trás de um dos prédios do Hospital da Aeronáutica Marcílio Dias.

- Marcílio que é herói da guerra do Paraguai. Outro marinheiro gaúcho e negro -

Hospital este que, por conta da sua própria construção, dividiu o correr das águas da Cachoeira, formando, portanto, as comunidades da Cachoeira e da Cachoeirinha, onde nasceu nosso homenageado.

Previous
Next
Reproduzir vídeo

PROCESSO

O muro fica exatamente em frente à associação dos moradores do Lins, presidida pelo Mestre Adailton da Gambá, líder comunitário e professor do Guerreiros da Guia, grupo de samba-reggae com mais de 20 anos que tem Mr. Catra como padrinho. Pedro Rajão, produtor do NegroMuro e Adailton tem amizade e parcerias de pelo menos 7 anos, através do Leão Etíope do Méier.

Voltando ao Mussum, o processo se deu em cerca de 2 diárias com recepção sem igual dos moradores, trazendo a memória dos Originais do Samba e da Lins Imperial, escola local e tradicionalíssima do samba carioca que, sem que tivéssemos a menor noção a respeito, traz Mussum como enredo de 2021. Uma enorme confluência para um trabalho que marcou nossa virada de ano como o último muro de 2020. Recebemos a visita do presidente da escola que ligou em vídeo para um dos filhos do Mussum e foi uma comoção geral no momento.

A realização do muro foi uma parceria com a QR Culture