loader image

NEGRO MURO

MUROS

CLEMENTINA DE JESUS

MUROS

CLEMENTINA DE JESUS

Clementina de Jesus, uma mulher negra que muito nos orgulha, nos representa. Um exemplo de resistência. Nascida no estado do Rio de Janeiro, cantora popular, de terreiro e ex-doméstica, cantava por descontração e só fez um show após ter 60 anos de idade. Como não se identificar com ela? Prestamos nossa homenagem a ela, salve mulher negra de luta! Viveu por 86 anos, mas teve apenas 24 de carreira artística. Foi grande a espera para que essa voz nos fosse alcançada e disseminada. É um dos nossos símbolos de resistência com sua música em forma de reconhecimento e resgate do povo negro. A pintura fica na Rua Acaú (esquina com a Barão do Bom Retiro, no Engenho Novo) onde Quelé viveu e até hoje é lembrada por antigos vizinhos e amigos com quem conversamos no decorrer do processo.

Reproduzir vídeo

PROCESSO

Nossa obra se divide em 5 atos:

1- Clementina ainda menina m, à beira do rio, lavando roupa com sua mãe, escutando suas tantas histórias e canções que levou pra vida toda. Clementina de Jesus nasceu e cresceu no Quilombo São José, em Valença (RJ)

2- A roda de jongo e as tantas rodas presentes na tradição oral africana.

Sejam os griôs, seja o samba, seja o jongo. seja a capoeira, seja no terreiro.

3 - Clementina cantando, ecoando sua voz ancestral. Um grito de liberdade, como disse Cazé.

4- Clementina e seu grupo Rosa de Ouro, já consolidada como cantora tendo a Igreja de Nossa Senhora da Glória (da qual era devota) ao fundo.