loader image

NEGRO MURO

MUROS

DONA BERNADETH

MUROS

DONA BERNADETH

Ainda no ano passado, um dos nossos últimos trabalhos entregues foi uma tela pintada homenageando Dona Bernardete.

@cazearte conversou com 8 turmas sobre seu processo de pintura e @rajao.pedro conversou com as mesmas 8 turmas em sala de aula falando sobre o processo de pesquisa e o histórico do NegroMuro.

O trabalho faz parte do projeto “Práticas de uma Educação Antirracista nas Escolas”, pertencente ao projeto Sesc+ Social 2022.

Moradora do Morro da Providência, iniciou sua formação no Colégio de Freiras da Gamboa, depois estudou no Colégio Pedro II e fez formação de professores, formada em letras, era poliglota.

Começou sua trajetória de levar educação e cultura para os alunos que estudavam na Escola Municipal Francisco Benjamin Gallotti, além da escola ela os levava para sua casa no morro da Providência (Buraco Quente) para dar-lhes aulas de reforço escolar.

Tempos depois uma colega de trabalho ofereceu-lhe o apartamento para que dessem aulas de reforço escolar para aqueles alunos. Toda sua vida foi marcada pelo amor em lecionar, nessa época ela também atuava como professora de catecismo na Paróquia Santo Cristo dos Milagres, onde era paroquiana.

Aproximadamente no final da década de 1980 para 1990, tornou-se diretora da Escola Municipal Francisco Benjamin Gallotti, desempenhando seu papel como educadora e ficou até 27/03/2013 quando se aposentou.

Mulher, negra, acadêmica, professora e diretora escolar, que após o falecimento do seu esposo, terminou de criar seus três filhos sozinha, autêntica, destemida, desbravadora, sempre impulsionada à derrubar as barreiras que a vida lhe impunha através de sua garra, com coragem e intrepidez, conseguiu um grande legado de amigos e admiradores, pelo seu jeito firme, sério, forte e apaixonada pela educação, que lhe rendeu alunos e ex-alunos que se formaram também como professores e educadores, e também cidadãos conscientes do seu papel quanto sociedade.

Sua postura sempre firme, encorajadora foi um marco na vida daqueles alunos e ex-alunos,que recordam carinhosamente dela como: “TIA BERNADETE”.