loader image

NEGRO MURO

MUROS

ELZA SOARES

MUROS

ELZA SOARES

A voz do milênio vem do Morro da Família, na Água Santa, zona norte do Rio de Janeiro.

Bem próximo dali, na Rua da Pátria, hoje há uma homenagem a Elza Soares com 12m de extensão e 3m de altura.

À beira da Linha Amarela, nos arredores da pirâmide da Água Santa, NegroMuro materializou em arte a memória de uma das maiores estrelas da nossa música, a cantora de 90 anos que enfileira premiações, sucessos e produções. Uma vida com muitos episódios marcantes, revira voltas, mágoas e festejos dignos da magnitude que é Elza, a matriarca negra da nossa música que tanto nos abençoa o fato de sermos contemporâneos dela.

Sempre trabalhando com a autorização das personagens e seus familiares, o processo de pesquisa das fotos do acervo pessoal e do mapeamento dos muros foi muito rico e intenso, traduzido em técnica e paixão do artista Cazé, que entrega mais uma obra de arte para a cidade do Rio.

Reproduzir vídeo

PROCESSO

Da infância pobre, passando pela Lata D'água na Cabeça entrelaçado ao episódio do Planeta Fome no fatídico programa de Ary Barroso.

O muro traz uma cronologia linda de se ver tendo ao fim Elza, rainha, suprema e absoluta.

Ah, pouco tempo depois a própria Elza veio nos visitar e conhecer de perto o muro. Décadas sem voltar ao bairro onde nasceu, santa foi a água que desceu dos olhos de Elza que mal conseguiu falar muito conosco, mas que nos benzeu com sua presença de matriarca, de musa, de voz maior da geração que ainda a contempla produzindo e atuando aos plenos 91 anos de idade.