Turunas de Monte Alegre
Campeão por 8 vezes entre 35 e 48, o Rancho se notabilizou pelos desfiles lendários de blocos de banho e por ter Elizeth Cardoso como Porta Bandeira e Madame Satã entre seus foliões. Além destes, também Margarida “Adyragram” Pereira, compositora do rancho e zagueira, capitã e presidente do Sport Club Brasileiro.
Pela identidade que queremos despertar, pela auto identificação de diferentes gerações com aquele personagem que ali, pintado no muro, se configura como um monumento público. Que conta uma história, traz informações, emociona e enaltece o que faz nossos ancestrais permanecerem vivos: a exaltação de suas memórias.
Elizeth, uma figura feminina que quebrou paradigmas em sua época (além de símbolo do carnaval do Rio, madrinha do Bola Preta) e Madame Satã, símbolo da luta LGBTQIA+.
O Rancho Carnavalesco Turunas de Monte Alegre surge como bloco em 1935, fundado na esquina da Rua André Cavalcanti com Rua do Riachuelo, na Lapa.
O rancho Turunas de Monte Alegre, segundo Satã, era o bloco Caçadores de Viado (no qual era caçador) e depois foi Caçadores da Floresta, tendo se consolidado posteriormente como ‘Turunas’.
Madame Satã é o apelido que João Francisco dos Santos ganhou depois de conquistar o primeiro lugar num concurso de fantasia do Teatro da República - algo grande pra época, atraindo turistas de fora do Brasil, inclusive - , inspirado pelo filme homônimo de 1930.
“O carnaval carioca é o produto que o executivo exporta para o resto do país e para o estrangeiro, para dizer como tudo vai bem sob o calor tropical do verão. Feitas essas ressalvas, posso melhor admirar a crítica da eletrificação da Central do Brasil, feita no domingo pelo bloco Turunas de Monte Alegre. Acusavam eles a prefeitura pelos abusos que vem cometendo nos subúrbios. Em nome do progresso, desapropria casas, deixando os moradores com alguns minguados mil-réis [...] e sem lugar para morar. O progresso, no Brasil, apenas melhora as condições de vida de quem já as têm boas.“ (Silvano Santiago, 1994)
Depois de mais de um ano de pesquisa e trabalho para viabilizar o muro em homenagem ao Rancho Carnavalesco Turunas de Monte Alegre, foi entregue no último sábado o mural n. 32 do projeto.
Para além da profundidade da escolha do local x personagem x elaboração da arte, essa também foi a primeira parceria com Alexandre Nascimento que realizou um replantio terapêutico na calçada do muro, com mudas e ervas que dialogam diretamente com a arte, além de disponibilizar fácil acesso a plantas de uso medicinal, foram elas:
Bálsamo, Erva Baleeira, Bondinho, Saião, Guiné, Babosa, Pimenta, Vence Demanda, Menta, Dracena, Flor de Ogun (Mini Espada de São Jorge) e Mirra.
O muro nos foi cedido por Gabriel Beruck e família.