loader image

NEGRO MURO

MUROS

OROSINA

MUROS

OROSINA

Dona Orosina Vieira nasceu no final do século XIX e faleceu em 1994, com aproximadamente 102 anos.

Dona Orosina era rezadeira e parteira. Migrante de Ubá, Minas Gerais, ela chegou no Rio de Janeiro na década de 1940, juntamente com o marido. Os dois moravam num quartinho atrás da Central do Brasil e dona Orosina trazia o marido frequentemente para passeios medicinais na Maré que, naquela época, era uma enseada com várias praias e ilhas.

Reproduzir vídeo

PROCESSO

O ar puro do lugar era recomendado para tratar tuberculose e dona Orosina acabou se encantando com as belezas naturais da região. Por isso, ela e o marido resolveram vir morar na Maré, escolhendo um lugar seguro, um ponto alto à beira mar. Os dois subiram o Morro do Timbau e ali cercaram um terreno, construíram um barraquinho com um quintal para cultivar uma horta, assim como faziam no interior de Minas.

Era mulher de fibra! Chegou a enfrentar o Exército, denunciando ao próprio presidente Getúlio Vargas a cobrança irregular de taxas que os militares do 1º BCC (Batalhão de Carros de Combate) praticavam na região, extorquindo os moradores do Morro. Getúlio respondeu dona Orosina dizendo que a cobrança estaria suspensa.